Normas

Normas de publicação na Revista Z Cultural PACC/UFRJ

Revista Z Cultural é filiada ao Creative Commons que flexibiliza os direitos autorais de conteúdos na WEB de acordo com o tipo de licença escolhida. Assim, todo material publicado na revista fica automaticamente sujeito ao tipo de licença escolhida pelo Conselho Editorial da Z, a saber: o usuário pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. O usuário não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

O artigo deve ter resumo e abstract com extensão entre três e dez linhas, assim como de três a cinco palavras-chave e keywords. A revisão do abstract é de inteira responsabilidade do autor.

O artigo deve ter no mínimo 2 fotos ou desenhos ilustrativos, que devem ser enviados pelo autor no corpo do texto (ou com a indicação do lugar em que devem aparecer, além de indicação da fonte e legenda). Enviar as referidas ilustrações também separadamente no arquivo em que foram geradas e com boa resolução.

O corpo do texto deverá ter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres (entre 10 e 20 páginas) em Word, margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. As citações devem ser recuadas (2,5 cm) mantendo-se o tamanho da letra (12) e apenas modificando-se o espaçamento (simples).

O título deve conter no máximo 64 caracteres (com espaços) e ser grafado todo em caixa alta, bold e alinhado à esquerda. (Exemplo: POÉTICA DO ESQUECIMENTO NA LITERATURA ENGAJADA DO SÉCULO XX). Nome do autor (caixa alta/baixa e sem bold) logo abaixo do título e alinhado à esquerda. Incluir, como nota de rodapé, um informe simples sobre o autor (máximo cinco linhas) com as principais publicações e ocupações atuais.

As notas devem se restringir a explicações, complementos e desambiguações indispensáveis e devem vir ao final do texto. As bibliográficas devem ser dispensadas, adotando-se a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (Deleuze, 2010, p. 13); conforme Foucault (2009, p. 5).

As referências completas devem ser listadas ao final do texto (modelo ABNT), conforme exemplos abaixo. Usar itálico para destacar o título e não bold.

Resenhas

As resenhas devem ter entre 4 e 6 páginas em Word, margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. As citações devem ser recuadas (2,5 cm) mantendo-se o tamanho da letra (12) e apenas modificando-se o espaçamento (simples).

O título deve conter no máximo 64 caracteres (com espaços) e ser grafado todo em caixa alta, bold e alinhado à esquerda. (Exemplo: AUTOCOMPOSIÇÃO EM DESCOBRI QUE ESTAVA MORTO, DE J. P. CUENCA). Nome do autor (caixa alta/baixa e sem bold) logo abaixo do título e alinhado à esquerda. Incluir, como nota de rodapé, um informe simples sobre o autor (máximo cinco linhas) com as principais publicações e ocupações atuais.

As notas devem ser evitadas. Se indispensáveis, devem vir ao final do texto, seguindo o mesmo padrão dos artigos.

As referências completas, se necessárias, devem ser listadas ao final do texto (modelo ABNT), conforme os exemplos. Usar itálico para destacar o título e não bold.

A resenha deve contemplar somente obras publicadas nos últimos dois anos.

Artigos de periódicos

DEMO, Pedro. Aprendizagem por problematização. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 15, p.112-137, jan. 2011.

DIAS, Marco Antonio R. Comercialização no ensino superior: é possível manter a ideia de bem público? Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 817-838, set. 2003.

Capítulos de livros

CANDIDO, Antonio. O significado de Raízes do Brasil. In: HOLANDA Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 25. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1993. p. 39-49.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélia Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1980. v. 5, p. 14-110.

Documentos eletrônicos

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores: 2002. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2002/sintesepnad2002.pdf>. Acesso em: 21  jul. 2013. (Livro).

Livros

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1936.

Trabalho acadêmico

VILLAS BÔAS, G. A vocação das ciências sociais: (1945/1964): um estudo da sua produção em livro. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

Anexos, tabelas, gráficos, fotos, desenhos e links para vídeos, com suas respectivas legendas, devem ser apresentados no interior do texto, no local adequado ou em anexos separados do texto com indicação dos locais nos quais devem ser inseridos e são muito bem-vindos.

Nossa revista tem periodicidade semestral, atua com o sistema Creative Commons, e o envio do artigo implica a cessão de direitos. Os textos originais devem ser enviados respeitando-se o prazo das chamadas em aberto, para o email revistaz@pacc.ufrj.br, respeitando-se as normas de publicação. Também poderão ser submetidos artigos para a seção de temática livre da Revista Z Cultural em fluxo contínuo.

Em caso de dúvidas, por favor nos escreva: revistaz@pacc.ufrj.br

2015 REVISTA Z CULTURAL
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Design e desenvolvimento por Animático