Normas

Normas de publicação na Revista Z Cultural PACC/UFRJ

A revista Z Cultural é uma revista acadêmica que publica periodicamente chamadas sobre temas ligados à cultura contemporânea. Além disso, recebe em fluxo contínuo artigos para a seção de temática livre e resenhas de obras publicadas nos últimos dois anos. Os textos devem ser originais e inéditos e devem ser enviados, respeitando-se o prazo das chamadas em aberto, para o e-mail revistazcultural@gmail.com.

 

Política de acesso aberto

A Revista Z Cultural é filiada ao Creative Commons, que flexibiliza os direitos autorais de conteúdos na WEB de acordo com o tipo de licença escolhida. Assim, todo material publicado na revista fica automaticamente sujeito ao tipo de licença escolhida pelo Conselho Editorial da Z, a saber: o usuário pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. O usuário não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

 

Normas para artigos

São aceitos textos em português e espanhol. O corpo do texto deverá ter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres (entre 10 e 20 páginas) em Word, margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. O texto deve ser alinhado à esquerda (não justificado), sem recuo na primeira linha dos parágrafos, e os parágrafos devem ser separados por uma linha. As citações devem ser recuadas (2,5 cm), mantendo-se o tamanho da letra (12) e apenas modificando-se o espaçamento (simples).

O artigo deve ter título e resumo em português, independentemente da língua do texto. O título deve ter no máximo 64 caracteres (com espaços), e o resumo, entre três e dez linhas. O título deve ser grafado todo em caixa alta, negrito e alinhado à esquerda (exemplo: POÉTICA DO ESQUECIMENTO NA LITERATURA ENGAJADA DO SÉCULO XX). Os subtítulos devem ser em negrito e caixa alta/baixa, com espaçamento único entre ele e o texto que segue. O nome do autor, em caixa alta/baixa e sem negrito, deve vir logo abaixo do título e alinhado à esquerda. Um informe simples sobre o autor (máximo cinco linhas), com as principais publicações e ocupações atuais, deve ser incluído no final do documento.

Os artigos devem ter no mínimo 2 fotos ou desenhos ilustrativos. Os/As autores/as podem enviar as imagens em JPEG ou TIF, com boa resolução, no corpo do texto ou por e-mail, indicando o lugar em que devem aparecer. Além disso, deve constar a fonte e uma legenda para cada imagem, centralizada e em corpo 10. Pede-se aos/às autores/as que façam remissão às ilustrações pelo seu número (Figura 1, Figura 2, Figura 3…), evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”.

As notas, restritas a explicações, complementos e desambiguações indispensáveis, devem vir ao final do texto, com remissão em algarismos arábicos (1, 2, 3…). As notas bibliográficas devem ser dispensadas, adotando-se a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (Deleuze, 2010, p. 13); conforme Foucault (2009, p. 5). Note que o sobrenome do autor entre parênteses está em caixa baixa. Expressões latinas devem ser substituídas por expressões portuguesas equivalentes: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (idem). Títulos de livros e de obras de arte citados no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira ou palavras que se desejem destacar. As referências completas devem ser listadas ao final do texto (modelo ABNT), conforme exemplos abaixo. Usar itálico para destacar o título e não negrito.

 

Artigos de periódicos

DEMO, Pedro. Aprendizagem por problematização. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 15, p.112-137, jan. 2011.

DIAS, Marco Antonio R. Comercialização no ensino superior: é possível manter a ideia de bem público? Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 817-838, set. 2003.

Capítulos de livros

CANDIDO, Antonio. O significado de Raízes do Brasil. In: HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 25. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1993. p. 39-49.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélia Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1980. v. 5, p. 14-110.

Documentos eletrônicos

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores: 2002. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/
pnad2002/sintesepnad2002.pdf>. Acesso em: 21  jul. 2013. (Livro).

Livros

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1936.

Trabalho acadêmico

VILLAS BÔAS, G. A vocação das ciências sociais: (1945/1964): um estudo da sua produção em livro. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

Anexos, tabelas, gráficos, fotos, desenhos e links para vídeos, com suas respectivas legendas, devem ser apresentados no interior do texto, no local adequado ou em anexos separados do texto, com indicação dos locais nos quais devem ser inseridos.

 

Normas para resenhas

As resenhas devem ter entre 4 e 6 páginas em Word e devem seguir a mesma padronização dos artigos.

Em caso de dúvidas, por favor nos escreva: revistazcultural@gmail.com.