Skip to content

Revista Z Cultural

REVISTA DO PROGRAMA AVANÇADO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Ano XIII - Nº 01
1º semestre de 2018 ISSN 1980 9921
  • Quem Somos
  • Este Número
  • Números Anteriores
  • Chamada
  • Normas
  • Quem Somos
  • Este Número
  • Números Anteriores
  • Chamada
  • Normas

EDUCAÇÃO: A AMÉRICA LATINA QUE HÁ DE SER

Adriana Armony; Margarita Victoria Gomez; Pablo Nabarrete Bastos“Tenho tão nítido o Brasil que pode ser e há de ser, que me dói demais o Brasil que é” […]
dossiêDARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE: PARA PENSAR O BRASIL
DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE: PARA PENSAR O BRASIL
Roseli FigaroResumo: Este artigo discute as aproximações e distanciamentos teóricos e metodológicos entre dois grandes pensadores brasileiros: Darcy Ribeiro e Paulo […]
dossiêPAULO FREIRE E A COMUNHÃO EDUCACIONAL NO MUNDO
PAULO FREIRE E A COMUNHÃO EDUCACIONAL NO MUNDO
Luiz Roberto AlvesResumo: Este ensaio busca representar um modo freireano de responder a críticas desferidas contra o pensamento do educador. Companheiro de […]
dossiêUNIVERSIDADE EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA: CRISE OU PROJETO?
UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA: CRISE OU PROJETO?
Leonardo Nolasco-Silva e Vittorio lo BiancoResumo: Dialogando com a obra de Darcy Ribeiro, buscamos pensar a situação atual do estado do Rio de Janeiro, tentando […]
dossiêVINTE ANOS SEM DARCY: IMPRESSÕES E NOTAS
VINTE ANOS SEM DARCY: IMPRESSÕES E NOTAS
Helena BomenyResumo: Darcy Ribeiro foi presença constante em pesquisas que fiz. Foi do acervo do CPDOC da FGV que me aproximei […]
dossiêDARCY RIBEIRO E A LIÇÃO DE LÚCIA
DARCY RIBEIRO E A LIÇÃO DE LÚCIA
Lúcia Velloso MaurícioResumo: O artigo traz breve histórico da autora com foco na sua aproximação formativa e profissional com o professor Darcy […]
dossiêKAPLÚN E AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DO MST
KAPLÚN E AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DO MST
Alexandre BarbosaResumo: A imbricação entre educação e comunicação é uma prática necessária para os movimentos sociais que se propõem a uma […]
dossiêA FORMAÇÃO INTERCULTURAL COMO UM TEMPO DE MUITAS APRENDIZAGENS
A FORMAÇÃO INTERCULTURAL COMO UM TEMPO DE MUITAS APRENDIZAGENS
Karla Cunha PáduaResumo: Neste texto, abordo outras aprendizagens relevantes da formação intercultural que emergiram das narrativas de professores/as indígenas, participantes da primeira […]
dossiêPRÁTICAS ARTÍSTICAS E MUSICAIS: REVELAÇÕES E DESAFIOS
PRÁTICAS ARTÍSTICAS E MUSICAIS: REVELAÇÕES E DESAFIOS
Priscila Queiroz Messias e Denise Andrade de Freitas MartinsResumo: Este artigo busca compartilhar os resultados de uma pesquisa realizada com crianças, em meio a práticas artísticas e musicais. […]
dossiêMÚSICOS CALLEJEROS: ECONOMÍA POPULAR Y PENSAMIENTO ACADÉMICO
MÚSICOS CALLEJEROS: ECONOMÍA POPULAR Y PENSAMIENTO ACADÉMICO
Andrea del Pilar Casallas MoyaResumen: Este trabajo constituye una reflexión acerca de los “músicos callejeros” que han encontrado en la música una herramienta de […]
dossiêA LITERATURA DEPOIS DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS
A LITERATURA DEPOIS DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS
Luiz Guilherme Barbosa(…)um colégio em que ensinam a dizer “não” a mais de mil propostas, desde a mais disparatada até a mais […]
dossiê
Resenha: O ENTRE-LUGAR DA ESCOLA EM VIDAS PRESENTES
Raphaella LiraLuiz Eduardo Soares[1] já é velho conhecido do público em geral. Considerado um dos grandes nomes da segurança pública, o […]
dossiêEU E O EXÍLIO: UM DIÁLOGO COM LUTGARDES COSTA FREIRE
EU E O EXÍLIO: UM DIÁLOGO COM LUTGARDES COSTA FREIRE
Mediação: Margarita Victoria GómezNeste ano de 2018 completam-se 40 anos que Lutgardes Costa Freire começou a organizar o retorno do exílio, de Genebra […]
dossiêTESTEMUNHO DE MULHER: ENTREVISTA COM MOEMA VIEZZER
TESTEMUNHO DE MULHER: ENTREVISTA COM MOEMA VIEZZER
Mediação: Margarita Victoria GómezTive a alegria de conhecer Moema Viezzer há quase 20 anos no âmbito do Fórum Paulo Freire e do Fórum […]
artigo<em>SKOKIAAN</em> OU NÃO? SOBRE CULTURA AFRICANA E SUA FILOSOFIA
SKOKIAAN OU NÃO? SOBRE CULTURA AFRICANA E SUA FILOSOFIA
Roberto BartholoResumo: O texto discute os limites e possibilidades do diálogo intercultural entre Europa e África. Para isso busca uma aproximação […]
artigoELEMENTOS DE UMA CENA MUSICAL ALTERNATIVA EM CAMPINAS – SP (1980-2013)
ELEMENTOS DE UMA CENA MUSICAL ALTERNATIVA EM CAMPINAS – SP (1980-2013)
Cristiano Nunes AlvesResumo: Como todas as grandes cidades brasileiras, marcada pela desigualdade socioterritorial, Campinas, importante cidade da rede urbana paulista, abriga um […]
artigoUMA CARTOGRAFIA DA COLONIALIDADE: O CASO AFRO-BRASILEIRO
UMA CARTOGRAFIA DA COLONIALIDADE: O CASO AFRO-BRASILEIRO
Heloisa Toller GomesResumo: Este artigo é uma reescrita resumida do relatório de conclusão de meu Estágio de Pós-Doutorado empreendido no Programa Avançado […]
resenha
AINDA ESCREVER, DE LUCIANO BEDIN DA COSTA
Emília Carvalho Leitão BiatoO autor Em seu Ecce Homo, Nietzsche afirma: “parece-me indispensável dizer quem sou” (2008, p. 15).  Não que a obra […]

O Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC UFRJ), criado em 1994, é um programa de inovação acadêmica que articula ensino, pesquisa e extensão em formatos experimentais. Constituindo-se como uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras (UFRJ), o PACC UFRJ promove articulações de trabalhos colaborativos em rede com os vários centros da UFRJ e outras instituições acadêmicas e culturais, assim como organizações da sociedade civil no país e no exterior.


Faculdade de Letras da UFRJ

Av. Horácio Macedo, 2151 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão
21941-917 – Rio de Janeiro – RJ

© 2015 - 2025 Copyright Revista Z Cultural. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ISSN 1980 9921

Nós usamos cookies para garantir e aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Aceitar