Algumas observações edificantes e curiosas para aqueles que querem pensar o mundo tal qual ele é | de Michel Maffesoli – Tradução de Rosza W. Vel Zoladz
Eis qual é a ambição, a pretensão de um enfoque compreensivo: não reduzir a coisa a um sistema pré-estabelecido (lembremo-nos do famoso leito de Procusto), mas a deixar ser.Avatar, o filme. Do “objeto inanimado” ao objeto animado | de Juremir Machado da Silva
Pode ser visto como, ao mesmo tempo, o filme mais idiota e o mais extraordinário dos últimos anos. Sem dúvida, do ponto de vista tecnológico, é uma revolução no cinema. Os efeitos especiais são fantásticos. A história pode ser considerada medíocre.![Máquinas Poéticas | de Angela Mascelani* Máquinas Poéticas | de Angela Mascelani*](http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2011/06/Palatinik_pag19.jpg)
Máquinas Poéticas | de Angela Mascelani*
Trata-se de artistas inventores, com diferentes trajetórias de vida, motivações e maneiras de realizar suas obras e nelas expressarem sua visão de mundo. A despeito das incontestes diferenças, vários pontos os aproximam: a atração pelo lúdico, o gosto pela invenção, um genuíno espanto pela automação e a entrega ao paciente trabalho investigativo.![“A inventividade da tradição”. Cultura popular e suas transformações. | Daniel Reis entrevista Daniel Bitter “A inventividade da tradição”. Cultura popular e suas transformações. | Daniel Reis entrevista Daniel Bitter](http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2011/06/imagem-20.jpg)
“A inventividade da tradição”. Cultura popular e suas transformações. | Daniel Reis entrevista Daniel Bitter
Uma forte curiosidade me levou a diversificados caminhos que me permitem hoje transitar, com certa desenvoltura, por fronteiras entre algumas áreas. Estive desde muito cedo ligado às artes.![História do Futuro | de Milton Machado* História do Futuro | de Milton Machado*](http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2011/06/milton01.jpg)
História do Futuro | de Milton Machado*
Em 1991, mais uma vez precisei submeter as ficções de HF a testes de produtividade nos laboratórios do real, quando o trabalho ganhou a forma de uma instalação, com desenhos, esculturas e fotografias, todos relacionados a HF, em Interventi, exposição individual no Museo Civico Gibellina, na Sicília, Itália.![“Iracema” de José Maria de Medeiros – entre pintura histórica e pintura de paisagem | de Ana Maria Tavares Cavalcanti “Iracema” de José Maria de Medeiros – entre pintura histórica e pintura de paisagem | de Ana Maria Tavares Cavalcanti](http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2011/06/anamaria011.jpg)