Editorial | de Beatriz Resende
Apostando na importância da cultura digital como forma de produção e divulgação também do saber acadêmico, a Revista Z pretende transitar pelos múltiplos espaços de conhecimento, apresentando questões contemporâneas destinadas a provocar debate.
Los restos de lo real | de Florencia Garramuño
É como se no dia seguinte, quando você olha para o que você tinha escrito na véspera, você procura recondicionar tudo acrescentando uma nova perspectiva. E cada parte nova que você acrescenta é o recondicionamento do que foi feito antes, quer dizer, inclusive reformula de outra época.
Escrever o Social: uma trilogia | de Luis Eduardo Soares
Trata-se do testemunho de uma construção em certa medida ainda em curso, sob a forma esquemática de um programa de trabalho. Testemunho que reúne considerações políticas e a angústia da influência literária, passando por outras ansiedades e interrogações. A trilogia nasceu do reconhecimento de uma problemática.
Jornalismo Colaborativo e Aberto | Pedro Paranaguá
Nunca na história da humanidade foi preciso haver incentivo por meio de concessão de monopólios jurídicos limitados no tempo – direitos de propriedade intelectual – para que houvesse expansão das artes, da ciência e da cultura. Os grandes filósofos da antiguidade não tinham suas idéias protegidas por direitos autorais e nem por isso deixou-se de haver grande evolução intelectual.
Cláudia de Oliveira | de Pérfidas Salomés
Cláudia de Oliveira | de Pérfidas Salomés
Quando chegou o aniversário de Herodes, a filha de Herodíade dançou diante de todos e agradou o rei. Então Herodes prometeu com juramento que lhe daria tudo o que ela pedisse. Pressionada pela mãe, disse: eu desejo a cabeça de João Batista em uma bandeja de prata.
Nova Iguaçu em Fotos | de Priscilla Castro e Tatiana Sant'Anna
Nova Iguaçu em Fotos | de Priscilla Castro e Tatiana Sant'Anna
Nova Iguaçu vem se transformando rapidamente. Aqui a cultura tornou-se a ponte que liga dois mundos, colocando a periferia no centro das discussões. Esse processo teve início há dois anos, quando o cineasta Marcus Vinicius Faustini foi convidado, pelo prefeito Lindberg Farias, para desenvolver uma ação cultural na cidade.