Chamadas
CHAMADA DE ARTIGOS

Dossiê ESCRAVIDÃO: múltiplos aspectos e reflexões
Submissão de textos até 31 de março de 2019

A Revista Z Cultural, na primeira edição de 2019, propõe novas abordagens sobre um tema fundamental da história brasileira: a escravidão negra. Temos consciência de que promover uma apreciação crítica em torno desse tema é tarefa árdua, já concretizada em outros momentos, porém, ainda instigante e necessária. Desse modo, temos como propósito abordar diversas questões – como etnias, diáspora africana, relações familiares sob o cativeiro e pós-abolição –, por intermédio de análises plurais, sobre a realidade de diferentes atores e evidenciando a significativa atuação dos escravizados, como suas ações cotidianas – nas áreas rurais e urbanas –, as reações à escravização e as religiosidades.

Estudos sobre a escravidão permearam diferentes interpretações históricas, culturais e sociais brasileiras. Entretanto, novas abordagens e metodologias se mostram significativas para uma apreensão cognoscível das vivências e experiências sob o cativeiro. O uso do método comparativo e a história oral se mostraram decisivos para uma visão mais abrangente de temas antes relegados. Por outro lado, a busca de novas fontes proporcionou observações complexas e discussões inovadoras, nas quais a ação dos escravizados ocupa um lugar de destaque.

Durante mais de 300 anos, milhares de africanos foram retirados, violentamente, de suas terras, famílias e culturas e escravizados em diferentes partes do mundo atlântico. Mesmo sob condições adversas, eles contribuíram com aspectos decisivos para a construção de culturas e sociedades. Assim, neste número buscamos ampliar questionamentos, por meio de textos produzidos por autores convidados e artigos selecionados, permitindo integrar pesquisas que aprofundam a compreensão da escravidão negra. Concluímos que, através de diferentes perspectivas e análises, ampliaremos o conhecimento de um contexto histórico fundamental afro-americano e, especialmente, na trajetória do povo brasileiro.

Este número está sendo organizado por Nilma Teixeira Accioli (PACC/UFRJ) e Raffaella Fernandez (PACC/UFRJ), curadoras convidadas. Os textos podem ser enviados até o dia 31 de março de 2019 para o e-mail revistaz@pacc.ufrj.br, respeitando-se as normas de publicação da revista.

Lembramos que também poderão ser submetidos artigos para a seção de temática livre da revista e que todos os textos da presente chamada serão avaliados pelos curadores do número e pelos editores. Os demais textos serão avaliados por pareceristas ad hoc, respeitando-se o anonimato tanto do autor como do parecerista.

Para informações sobre diretrizes e normas de publicação da revista, queira acessar: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/normas.

2015 REVISTA Z CULTURAL
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Design e desenvolvimento por Animático