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CHAMADA DE ARTIGOS

Educação: a América Latina que há de ser (Dossiê Paulo Freire e Darcy Ribeiro) – Até 31 de dezembro de 2017

Em 2017, completam-se vinte anos da morte dos educadores brasileiros Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Ambos, cada um a seu modo, pensavam a escola pública no contexto de um projeto de país, seguindo as veredas abertas por Anísio Teixeira: ênfase no pensamento crítico e autônomo; defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório; educação integral e universal.

Darcy Ribeiro afirmava, em suas Confissões: “Tenho tão nítido o Brasil que pode ser e há de ser, que me dói demais o Brasil que é”. Vinte anos depois, não só no Brasil, mas em toda a América Latina, a educação “que é” permanece muito aquém de sua potência criativa e transformadora.

Em tempos de intensa polarização política e cerceamento do pensamento crítico e reflexivo, tanto Paulo Freire quanto Darcy Ribeiro permanecem referências para os estudos culturais, movimentos sociais e ações de educadores, ativistas e coletivos que os reinventam em teorias e práticas libertadoras. O presente dossiê propõe-se abrir espaço para refletir e discutir a centralidade da educação, da comunicação e da ação cultural como caminhos para a liberdade e a equidade social, na sua relação com o pensamento e a prática desses educadores.

Este número está sendo organizado por Adriana Armony (Colégio Pedro II), Margarita Victoria Gomez (PACC/UFRJ) e Pablo Nabarrete (UFF), curadores convidados. Os textos devem ser enviados até o dia 31 de dezembro de 2017 para o e-mail revistaz@pacc.ufrj.br, respeitando-se as normas de publicação da revista.

Lembramos que também poderão ser submetidos artigos para a seção de temática livre da revista e que todos os textos da presente chamada serão avaliados pelos curadores do número e pelos editores. Os demais textos serão avaliados por pareceristas ad hoc, respeitando-se o anonimato tanto do autor como do parecerista.

Confira aqui as normas de publicação da revista: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/normas/

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