Chamadas
CHAMADA DE ARTIGOS

Dossiê: Modos de ser na cidade
Submissão de textos até 18 de fevereiro de 2020

Revista Z Cultural propõe como dossiê do seu próximo número abordagens diversas e plurais sobre um tema fundamental da vida contemporânea: “Modos de ser na cidade”.

Viver nas cidades é o cotidiano de um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, gerando diferentes experiências e reconfigurações, instigando reflexões e análises sob novos olhares. A cidade contemporânea proporciona maneiras distintas e por vezes conflituosas de experimentar social, cultural e economicamente o tempo e o espaço.

As ilusões da globalização e de um mundo pós-nacional, desembocaram em um início de século de intolerância e paradoxos: encurtamento de distâncias e mobilidade de fronteiras convivendo com expulsões de refugiados e massacres de populações civis. Nas cidades observa-se desigualdade crescente, porosa, com ampliação da favelização de espaços urbanos e, ao mesmo tempo, inédita mobilização de grupos socioculturais organizados em torno de questões de raça, gênero, manifestações artísticas e práticas culturais, contribuindo para a produção de valioso conhecimento compartilhado.

Propomos para compor o dossiê Modos de ser na cidade textos e imagens que tratem de questões como: fronteiras, limites, territorialidade; comunicar, transitar e conectar-se na cidade; periferia, ações de resistência e a força de suas vozes; formas do vazio e ocupação dos vazios; artes de rua e estética da periferia; mudança de escala e múltiplas territorialidades; patrimônio cultural e poder público; a história da cidade e futuros possíveis, dentre várias outras abordagens pertinentes.

Este número está sendo organizado por Andrea Borde (PROURB/FAU/UFRJ) e Beatriz Resende (Faculdade de Letras/UFRJ) pesquisadoras do PACC e curadoras. Os textos podem ser enviados até o dia 18 de fevereiro de 2020 para o e-mail revistaz@pacc.ufrj.br, respeitando-se as normas de publicação da revista.

Lembramos que também poderão ser submetidos artigos para a seção de temática livre. Todos os textos da presente chamada serão avaliados pelos curadores do número e pelos editores. Os demais textos serão avaliados por pareceristas ad hoc, respeitando-se o anonimato tanto do autor como do parecerista.

2015 REVISTA Z CULTURAL
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Design e desenvolvimento por Animático