Chamadas
CHAMADA DE ARTIGOS – REVISTA Z CULTURAL – Até 30 de abril de 2017 (Prorrogado)

Tecnologias Assistivas e imaginário contemporâneo

O presente dossiê pretende discutir a relação entre deficiência e eficiência do corpo pelo viés das tecnologias assistivas. Desde McLuham e Kerckhove, as perspectivas de extensão ou aprimoramento do corpo humano repercutem no imaginário de super-humanos enquanto evolução da espécie, tendo como exemplo a discussão sobre os ciborgues.

Estamos recebendo artigos de doutores/doutorandos que abordem as temáticas referentes a esta relação, sob três olhares, a saber:

Corpos inventados – Apontamentos a respeito da relação entre corpo e tecnologia. Se alinham a essa temática discussões sobre a indústria cinematográfica e o uso de personagens que apresentam deficiência física suplantada pelas tecnologias (Robocop, Elysium, Homem de Seis Milhões de Dólares) ou corpos tecnológicos (Ex Machina).

Performances cognitivas – Discussões sobre a questão do trans-humanismo a partir da tecnologia fazem a perspectiva temática desta linha. Tem-se como exemplo a memória externa, o biochip, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e o Deep Learning.

Reinvenções em Tecnologias Assistivas – Novas perspectivas dos produtos das tecnologias assistivas e a experiência desses produtos definem esta linha. Tem-se como exemplos as novas próteses, lentes com realidade aumentada, padrões estéticos e exoesqueletos.

Este número está sendo organizado pelos pesquisadores Cleomar Rocha, Vanessa Santana e Ana Bandeira, do Media Lab / BR, unidade Universidade Federal de Goiás (UFG), curadores convidados.
Os textos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2017 para o e-mail revistaz@pacc.ufrj.br, respeitando-se as normas de publicação da revista.

Lembramos que também poderão ser submetidos artigos para a seção de temática livre da revista e que todos os textos para o dossiê da presente chamada serão avaliados pelos curadores do número e pelos editores. Os demais textos serão avaliados por pareceristas ad hoc, respeitando-se o anonimato tanto do autor como do parecerista.

Confira aqui as normas de publicação da revista: 
http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/normas/

2015 REVISTA Z CULTURAL
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Design e desenvolvimento por Animático