O recorte desta edição da Z Cultural coloca em questão a tecnologia, englobando a relação arte, ciência e tecnologia, tecnologias visuais e sonoras e mídias interativas. O conjunto de artigos problematiza estas questões, em visadas históricas e críticas, estabelecendo um panorama breve e denso de aspectos motrizes das discussões que se alastram, tanto na caracterização e importância das mídias quanto de seu envolvimento com a ciência e interatividade com seu usuário.
Convidamos para este número alguns pesquisadores do Reino Unido, Portugal, Colômbia e Brasil, para juntos comporem um quadro denso de referências e possíveis desdobramentos da tecnologia na cultura, vislumbrando desde relatos mais pontuais, como o faz Roy Ascott ao mesclar conceitos com sua trajetória, passando pela revisão da relação arte, ciência e tecnologia, defendida por Martha Blassnigg, pela revisão do cinema, realizado por Michael Punt, chegando ao processo de interação, discutido por Márcio Rocha e o envolvimento do corpoespaço e os dispositivos móveis, com Luisa Paraguai. Alcançamos, neste percurso, as imagens interativas com João Tiago Silva e a música tecnológica, com Diana Cardoso, que se vale da experiência de pesquisa neste campo. Raul Niño Bernal nos convida a pensar a cidade como rede interativa da cultura, problematizando o conceito de rede social. Finalmente retornaremos a noção de poiésis, ciceroneados por Vanderlei Veget, que a pretexto de discutir interfaces, nos aponta para a construção poética, esta noção aristotélica que sonda corações e mentes, tornando-os terra fértil para plantações imaginárias, teóricas, reflexivas, cujas raízes alcançam o berço de nossa capacidade de ser. Em suma, falamos todos sobre cultura.
Agradeço a profa. Heloisa Buarque de Hollanda, por compartilhar o espaço do PACC para nossas discussões, a Júlio César dos Santos, que traduziu os textos dos originais em inglês (Roy Ascott, Martha Blassnigg e Michael Punt), aos amigos Alice Martins e Jairo Bamberg, pelo apoio de sempre e a equipe de produção da revista Z cultural. Especial agradecimento aos autores que atenderam o nosso convite e nos alegram com suas reflexões.
Cleomar Rocha
FAV UFG, Media Lab UFG | PACC – UFRJ