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Revista Z Cultural

REVISTA DO PROGRAMA AVANÇADO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Ano XIX - Nº 01
1º semestre de 2024 ISSN 1980 9921
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CRÍTICA E CURADORIA

Inês Cardoso e Miguel CondeO declínio da crítica considerada em sua dimensão pública, como forma privilegiada de mediação entre público e artistas, talvez não […]
DossiêDISSIDÊNCIA, MASCULINIDADE E PELES NEGRAS: RECONSTRUÇÕES VISUAIS DE FANON
DISSIDÊNCIA, MASCULINIDADE E PELES NEGRAS: RECONSTRUÇÕES VISUAIS DE FANON
Jânderson Albino CoswoskEm meio à tragédia pandêmica que já assolava nossas vidas, o Brasil assistiu, entre 11 e 12 de maio de […]
DossiêCRÍTICA E CURADORIA NA ESCRITA DE SEGUNDA MÃO E NA EXPERIÊNCIA DO PAGINÁRIO CPLP
CRÍTICA E CURADORIA NA ESCRITA DE SEGUNDA MÃO E NA EXPERIÊNCIA DO PAGINÁRIO CPLP
Leonardo Villa-ForteEm 2023, como parte das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa[1], fui convidado a elaborar um mural da série […]
DossiêA crise da crítica, por Flora Süssekind [vídeo]
A crise da crítica, por Flora Süssekind [vídeo]
Nesta fala, recorte de sua participação na Festa Literária Internacional de Paraty de 2023, a professora, pesquisadora e crítica Flora Süssekind comenta a crise contemporânea da crítica. A intervenção se deu na mesa "Um teatro, um precipício", que contou ainda com a dramaturga francesa Marion Aubert e a mediação da professora Natalia Brizuela.
DossiêCURADORIAS CONTEXTUAIS DE (DES)OCUPAÇÃO NA TERRA EM EROSÃO
CURADORIAS CONTEXTUAIS DE (DES)OCUPAÇÃO NA TERRA EM EROSÃO
Fernando Codeço e Julia NaidinNa proposta de refletir sobre as práticas curatoriais e as metodologias que ensaiamos nos últimos anos com o projeto de […]
DossiêTECER REDES: ARANHAS E MULHERES, CURADORIAS NO CONTEXTO AFRICANO
TECER REDES: ARANHAS E MULHERES, CURADORIAS NO CONTEXTO AFRICANO
Antonia Costa de ThuinO livro A mais recôndita memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr, foi lançado em 2021 e, em meio a […]
DossiêCURADORIA DE ARTE EM MUSEUS: UMA HISTÓRIA DE REPRESENTAÇÃO E LEGITIMIDADE
CURADORIA DE ARTE EM MUSEUS: UMA HISTÓRIA DE REPRESENTAÇÃO E LEGITIMIDADE
Cristine CarvalhoA relevância e a legitimidade da curadoria estão vinculadas ao papel dos museus e das galerias como plataformas culturais que […]
DossiêERA UMA VEZ UM CRÍTICO QUE FILMAVA: QUENTIN TARANTINO E A ARTE DE ANALISAR FILME
ERA UMA VEZ UM CRÍTICO QUE FILMAVA: QUENTIN TARANTINO E A ARTE DE ANALISAR FILME
Rodrigo FonsecaEmpenhado em finalizar sua carreira como realizador com a marca de dez longas-metragens, numa carreira iniciada em 1992, com Cães […]
DossiêDOS BRASIS: A CURADORIA COMO CRÍTICA E A CRÍTICA DA CURADORIA
DOS BRASIS: A CURADORIA COMO CRÍTICA E A CRÍTICA DA CURADORIA
Felipe MachadoCuradoria pode ser – entre outras coisas – uma vastidão de intenções Ana Lira Neste artigo buscarei traçar algumas considerações […]
ArtigoNEGRITUDE POÉTICA: MODERNISMO E MASCULINIDADE
NEGRITUDE POÉTICA: MODERNISMO E MASCULINIDADE
Osmundo Pinho“To be alone so long. to see you move in this varicose country like silhouettes passing in apprenticeship from slavery […]
ArtigoO POETA MATUTINO PALITA MOLARES E CANINOS EM COPACABANA
O POETA MATUTINO PALITA MOLARES E CANINOS EM COPACABANA
Luiz Eduardo SoaresA marca de nosso tempo, seu umbral – a grave fronteira que cumpre atravessar, arrastando trapos, ruínas, culpas e esperanças […]
ResenhaSUSAN, SIGRID E EU
SUSAN, SIGRID E EU
Beatriz ResendeQue tipo de crítica, de comentário sobre arte, é desejável hoje? De fato não estou dizendo que as obras de […]
ResenhaNO VESTÍGIO, UMA LEITURA DO LIVRO DE CHRISTINA SHARPE
NO VESTÍGIO, UMA LEITURA DO LIVRO DE CHRISTINA SHARPE
Eduardo Leal CunhaO modo mais honesto de iniciar um comentário sobre o livro de Christina Sharpe (2023) – No vestígio: negridade e […]
EntrevistaORIGINAL É O PECADO: ENTREVISTA COM BIA LESSA
ORIGINAL É O PECADO: ENTREVISTA COM BIA LESSA
Mediação: Beatriz Resende, Flora Süssekind, Inês Cardoso e Lucas BandeiraBia Lessa é uma artista multimídia que não hesita em encarar grandes temas e grandes autores. Uma ousadia que é […]
Vale a pena ler de novo
REPENSANDO A HISTÓRIA LITERÁRIA
A década de 1980 foi um momento de euforia para os estudos feministas. Parecia que nossa perspectiva do mundo e das relações sociais tinham ganhado uma lente nova, novíssima, e o que não percebíamos antes voltasse com a nitidez de uma luz frontal. A percepção de um sistema de gênero que determinava as relações entre homens e mulheres, era um admirável mundo novo. Tudo mudava em nossos discursos, pesquisas, afetos. Um certo binarismo ainda guiava os estudos que começavam a ganhar legitimidade acadêmica. A pergunta sobre como ler um texto com perspectiva crítica feminista revelava o estágio inicial desses estudos. Dessa primeira leva, o artigo “Repensando a história literária” de Ria Lemaire, publicado em Tendências e impasses, volume que organizei, surgiu como um salva-vidas indispensável. É interessante revisitá-lo hoje, quando as teorias queer sinalizam o final da saga da identidade binária e das relações de gênero fixas. É mais interessante ainda perceber sua utilidade metodológica mesmo em tempos de alterações paradigmáticas radicais.

O Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC UFRJ), criado em 1994, é um programa de inovação acadêmica que articula ensino, pesquisa e extensão em formatos experimentais. Constituindo-se como uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras (UFRJ), o PACC UFRJ promove articulações de trabalhos colaborativos em rede com os vários centros da UFRJ e outras instituições acadêmicas e culturais, assim como organizações da sociedade civil no país e no exterior.


Faculdade de Letras da UFRJ

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