Ano XVIII 01
dossiê
Tempo de leitura estimado: 17 minutos

TÁTICAS ANTIRRACISTAS: INTERPELAÇÕES AO LINGUAJAR COLONIALISTA NA OBRA DE SÉRGIO ADRIANO H

Sérgio Adriano H Toma a Palavra

Sergio Adriano H é um artista negro de Santa Catarina, que nasceu em Joinville, em plena ditadura militar, em 1975. Filho de um pai branco e uma mãe preta, cresceu naquela cidade superando muitos obstáculos sociais e lutou pelo seu direito de sonhar além das expectativas de sua família. Conquistou o título de mestre em filosofia em 2016, pela Faculdade São Bento, São Paulo, e Licenciatura em Artes Visuais em 2005, pela Universidade da Regional de Joinville, SC. Atualmente vive e trabalha entre Joinville e São Paulo. Sergio Adriano H sempre reafirma sua origem como forma de luta e resistência: “Eu sou um artista nascido em Joinville, eu sou de Santa Catarina. Eu pontuo muito isto para que as pessoas tenham essa referência de que existem pessoas pretas nesse estado tão branco” (H Adriano, 2023). Em sua produção, Sérgio vem questionando as “verdades apresentadas” a ele desde que começou a se compreender como um corpo negro crescendo dentro de uma sociedade estruturalmente racista. A partir desse lugar de exame profundo das suas vivências, Sérgio Adriano H toma para si a palavra a fim de colocar sua percepção de temas como identidade racial, violência, invisibilidade e apagamento social. Seu trabalho, exibido em mais de 140 exposições individuais, coletivas e salões, vem sendo premiado e reconhecido nacionalmente e tem ganhado visibilidade no exterior. Sua biografia foi incluída no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina (Boppré, 2014).

As imagens e todas citações do artista que integram esse ensaio visual são partes de uma entrevista com Sérgio Adriano H concedida à artista visual e mestranda Dalva França de Assis e sua orientadora Dra. Silvana Macêdo, em abril de 2023. Esta entrevista, ainda não publicada, integrará a dissertação de mestrado de Dalva França de Assis acerca das violências simbólicas contra corpos negros nas artes visuais e mídia contemporâneas, em desenvolvimento no PPGAV-UDESC.

Figura 1: Sérgio Adriano H
“Preto” – Série <em>Palavra Tomada</em>, 2020
Impressão fotográfica em metacrilato
31 1/2 × 47 1/5 pol. | 80 × 120 cm
Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 1: Sérgio Adriano H
“Preto” – Série Palavra Tomada, 2020
Impressão fotográfica em metacrilato
31 1/2 × 47 1/5 pol. | 80 × 120 cm
Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.

O que me deu o poder do sonho foram as artes, a arte me tirou da passividade de responder perguntas e me colocou como formulador. Essas perguntas me levaram a questionar a verdade apresentada, e questionar essa verdade me levou ao conhecimento, e o conhecimento me levou à felicidade. Aprendi a sonhar e o sonho me fez artista. Então quando alguém vê uma obra minha é para fazer esse caminho que eu fiz, um caminho no qual eu fui salvo. Eu sempre penso que assim como eu fui salvo pelas artes, eu posso salvar outras pessoas através da minha arte. Se o médico cuida das pessoas com remédio, eu cuido das pessoas com arte e o meu cuidar com arte é levar a pessoa a sonhar, porque quando você perde o poder do sonho, ou você não sabe sonhar, ou estão aplicando em você o racismo estrutural.

Figura 2: Sérgio Adriano H | Série <em>Palavras Tomadas</em>
- Ordem e Progresso – Justiça I | 2018 | Fotografia | 80 x 120 | 3/10 |
Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC – USP), São Paulo (SP)
Figura 2: Sérgio Adriano H | Série Palavras Tomadas
– Ordem e Progresso – Justiça I | 2018 | Fotografia | 80 x 120 | 3/10 |
Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC – USP), São Paulo (SP)

Eu devo ter ganhado um livro lá pelos 12 anos de idade, de uma prima minha que era do Rio de Janeiro, a Rose. Era sobre os direitos universais em forma de desenho. Esse livro me alfabetizou porque os desenhos me levaram a entender o que estava escrito ali. […] Na arte também tem as palavras da moda. Tudo tem as palavras da moda e uma das coisas que eu me mais me preocupo é de como conversar com o senhor que deixa a rua limpa e a senhora que está indo para limpar a sua casa em um nível que não seja raso e que seja entendido por elas. Como transformar o meu repertório intelectual e artístico plausível para todes e conversar com uma pessoa que, mesmo sem saber ler (porque o analfabetismo ainda existe em nossa sociedade), consiga através da observação das minhas imagens de arte transformar em uma experiência significativa. Na minha obra – Ordem e Progresso – da série Justiça I de 2018 tem a imagem da justiça e na boca dela tem um martelo que é um martelo de carne que você usa na cozinha. Como fazer que uma pessoa analfabeta consiga associar esse martelo à nossa justiça e se questionar sobre o nosso sistema judiciário? Essa não-palavra, é a palavra-imagem enquanto se acha que seja o que ela pode ser. Essa é a minha grande questão, porque para mim a palavra é tão importante quanto a imagem.

Figuras 3 e 4: Sérgio Adriano H <em>Enciclopédia da beleza feminina I</em> | Livro Enciclopédia da beleza feminina com pente de ferro para alisar os cabelos, redoma de vidro e cabelo de mulheres sobre uma mesa de camelô dobrável | 2019 | 121 x 49 x 44 | 1/1
Figuras 3 e 4: Sérgio Adriano H Enciclopédia da beleza feminina I | Livro Enciclopédia da beleza feminina com pente de ferro para alisar os cabelos, redoma de vidro e cabelo de mulheres sobre uma mesa de camelô dobrável | 2019 | 121 x 49 x 44 | 1/1
Figuras 3 e 4: Sérgio Adriano H <em>Enciclopédia da beleza feminina I</em> | Livro Enciclopédia da beleza feminina com pente de ferro para alisar os cabelos, redoma de vidro e cabelo de mulheres sobre uma mesa de camelô dobrável | 2019 | 121 x 49 x 44 | 1/1
Figuras 3 e 4: Sérgio Adriano H Enciclopédia da beleza feminina I | Livro Enciclopédia da beleza feminina com pente de ferro para alisar os cabelos, redoma de vidro e cabelo de mulheres sobre uma mesa de camelô dobrável | 2019 | 121 x 49 x 44 | 1/1
Figura 5: <em>Enciclopédia da beleza feminina II</em> | Livro Enciclopédia da beleza feminina colado e trança de cabelo | 2019 | 131 x 21 x 2,5 cm | 1/1 - Imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 5: Enciclopédia da beleza feminina II | Livro Enciclopédia da beleza feminina colado e trança de cabelo | 2019 | 131 x 21 x 2,5 cm | 1/1 – Imagem do arquivo pessoal do artista.

Então, quando eu vou tratar das questões do feminino, elas estão ligadas à afetividade. Por exemplo, há uma história por trás do pente de cabelo que aproprio: a minha irmã mais velha jogava handebol nas competições escolares municipais por um colégio público. Ela jogava muito bem e uma escola particular lhe ofereceu uma bolsa de estudos porque eles queriam ganhar a competição municipal. Então, ela foi estudar nessa escola particular e ela era a única menina negra. Para minha irmã parecer mais com as crianças da escola, a minha mãe pegava um pente de ferro, esquentava no fogão e passava no cabelo da minha irmã para alisar. Todo dia eu via a minha mãe fazendo isso com o cabelo da minha irmã. Quando você passa o pente quente no cabelo dá um cheiro de queimado, mais que isso: às vezes a minha mãe fazia errado e encostava o pente no couro cabeludo e a minha irmã ficava com queimaduras. Então, quando eu fui tratar sobre a estética feminina, desse racismo que perpassa o cabelo, era sobre essa afetividade que acontecia em casa, era essa estrutura na qual a minha irmã foi criada e tinha que se submeter para estudar no colégio particular. Quando eu vou fazer essa obra, que é sobre a beleza feminina, eu coloco um pente em cima do livro Como se tornar bela e tem uma trança gigante com cabelo sintético e liso, estilo cabelo de Rapunzel. É sobre essa ótica, então eu tenho esse cuidado, de tratar um fato que tem a ver com o meu cotidiano e afetividade do meu entorno, é a experiência que eu tive. Então, não é uma coisa solta, eu não vou pegar alguma coisa do feminino que está longe da minha experiência. E aí, vou pensar sobre a trança que está no meu trabalho: a trança foi feita por uma mulher africana daqui do centro de São Paulo, fui eu quem pediu para ela fazer esse trabalho, expliquei para o que era. Ao agregar isso no meu trabalho, eu sempre digo que meus trabalhos não são soltos, todos eles se ligam em pontos, e essa estrutura toda tá dentro de uma redoma de vida que você vê e pode modificar.

Figura 6: Sérgio Adriano H | <em>Negro_a. Preto</em>, 2019, 250 x 250 cm, Definição de negro dos dicionários, acervo MASC
Figura 6: Sérgio Adriano H | Negro_a. Preto, 2019, 250 x 250 cm, Definição de negro dos dicionários, acervo MASC
Figura 7: Sérgio Adriano H | <em>RespiARnegro</em>, 2021, impressão papel 25 x 25 cm, Nova definição para o Dicionário da Língua Portuguesa de Negro_a. Preto
Figura 7: Sérgio Adriano H | RespiARnegro, 2021, impressão papel 25 x 25 cm, Nova definição para o Dicionário da Língua Portuguesa de Negro_a. Preto

Eu penso que deveríamos ter letramento racial. Porque qual é a questão dessas pessoas de não entenderem a sua cor, gênero, raça e classe social? E não entender que eles não estão dentro dos privilégios, estou falando de um homem e uma mulher negra não combaterem o racismo ou discriminação? A minha mãe por exemplo, falava para eu não ficar muito tempo na praia porque eu ficava muito mais preto do que já era. Ela falava: “Não vai ficar tucum – tucum é uma frutinha que é verde e quando amadurece, fica preta (essa fruta tem apenas no Sul) – e na cabeça da minha mãe que estudou até a quarta série, ela achava que quanto mais preto eu ficava, mais eu ia ser discriminado. Mas ela não tinha letramento racial para conseguir transformar o que realmente ela queria dizer sobre a cor do tucum e dizer para eu conseguir combater o racismo, porque ela não tinha força para combater o racismo. E aí quando você entende que, ao se apropriar do letramento racial, de classe, gênero e raça, você combate o racismo. Quando você foi adestrado socialmente, porque existem muitas pessoas que foram adestradas, e quando há esse adestramento você manda a pessoa sentar e ela se senta, ou seja, se eu digo a ela que não existe racismo e ela concorda com esse senso comum que foi incutido no pensamento: não existe racismo e ponto. Tem pessoas que são pretas, mas, não se acham pretas porque elas vivem em locais em que o entorno não as deixa sentir que são pretas, este é o racismo recreativo. Então o que é o racismo recreativo? São piadas de humor que incomodam quem tem a sua cor enquanto consciência; quando você não tem a cor enquanto consciência continua sendo racista e vê o racismo apenas como humor. Então eu acho que é isso que temos que passar para o Brasil: uma educação que toque nesses assuntos e que as pessoas saibam qual é o papel delas e onde elas se ocupam na sociedade.

Figura 8: Sérgio Adriano H | Série <em>História do Brasil</em> – Branca Pintura sobre página de livro História do Brasil | 2021 | 25 x 32 cm, Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 8: Sérgio Adriano H | Série História do Brasil – Branca Pintura sobre página de livro História do Brasil | 2021 | 25 x 32 cm, Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.

Eu tenho certeza de que a morte não é só física, mas é moral, social, então devemos prestar atenção nos números no Brasil, quantas pessoas negres tem problemas mentais e se você for pesquisar vai ver que a quantidade maior é de pessoas negres; não são de brancos. E por que isso? Isto está ligado ao cotidiano, está ligado ao racismo. Por isso que eu falo que ela não é só moral, é social. Quando eu não tenho os códigos de comportamento é uma morte social, quando não eu não tenho vocabulário do lugar é uma morte social. Eu vou dar um exemplo porque que um homem negro apanha no Rio de Janeiro por 15 minutos e ninguém faz nada ou uma família tá indo pro batizado leva 80 tiros de fuzil no Rio de Janeiro, e é banal, ou por que que todos os chanceleres mundiais vão ao pico na Suíça onde caiu um avião com 80 europeus e faz a homenagem, o Papa vai lá também. E por que um navio com cinco mil Imigrantes afunda e ninguém fala nada? Porque que esses Imigrantes estavam vindo da África, são negros. Então o descarte do corpo negro em sociedade é gigantesco, por isso quando eu vejo o aumento das questões de violência contra esses corpos, tudo está ligado a essa política de valorização da branquitude, para mim está tudo muito ligado a isso e que a gente continua aí na mesma. Cinco séculos se passaram e continua a mesma coisa; e a gente continua com a imagem do Debret na cabeça. A pintura dos negros apanhando e pronto. Por que que uma mulher branca que é técnica de vôlei pode bater em homem negro, na semana passada, como se ele estivesse preso no tronco, sabe? Então eu vejo muitas dessas ligações, a imagem tá muito presente no nosso cotidiano, a imagem colonial, essa missão artística francesa que veio para o Brasil e retratou a botânica, ótimo! Mas por outro lado, também retratou os negros como se fossem animais e aí essa branquitude continua vendo a gente nesse lugar.

Figura 9: Sérgio Adriano H | <em>MATAR</em>, Série <em>PÁTRIA ArMADA</em> | Dicionário brasileiro colado e recortado
Objeto, 2019, 29 x 35 x 3,5 cm
Figura 9: Sérgio Adriano H | MATAR, Série PÁTRIA ArMADA | Dicionário brasileiro colado e recortado
Objeto, 2019, 29 x 35 x 3,5 cm
Figura 10: Sérgio Adriano H | <em>Escolhido por Deus</em>, Série <em>PÁTRIA ArMADA</em> | Dicionário brasileiro colado e recortado. Objeto, 2019, 49 x 37 x 3,5 cm
Figura 10: Sérgio Adriano H | Escolhido por Deus, Série PÁTRIA ArMADA | Dicionário brasileiro colado e recortado. Objeto, 2019, 49 x 37 x 3,5 cm

Quando eu vou fazer essa série PÁTRIA ArMADA que eu uso a Bíblia e dicionários, todos esses elementos ainda continuam matando pessoas, eles matam de um jeito que é invisível e permitem matar. Isso acontece porque você não vê as igrejas se manifestarem em nenhum momento contra essa quantidade de corpos negros mortos. Se a cada 23 minutos um homem negro morre no Brasil, quantas mulheres negras a mais são violentadas? A quantidade de violência contra corpos femininos negros é muito maior, não tem essa estatística precisa. Em São Paulo a polícia não quer mais colocar a etnia no boletim de ocorrência. São esses apagamentos que você não consegue ver quem está sendo fuzilado na sociedade, quem foi morto pela polícia. Isso é uma forma de apagamento, então, e aí, você vai linkar que o governo e sociedade tão juntas num pacto, juntamente com esses outros movimentos.

Figura 11: Sérgio Adriano H | Série <em>CORpo –MANIFESTO - DECOLONIAL</em> | 2022 | Fotografia | 60 x 90 cm |Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 11: Sérgio Adriano H | Série CORpo –MANIFESTO – DECOLONIAL | 2022 | Fotografia | 60 x 90 cm |Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.

Um dos pontos de start foi quando fui para Maceió pesquisar sobre a “quebra do Xangô” que aconteceu em 1912; e como a esquerda estava na frente, a direita falou que era porque a esquerda estava usando magia negra e por isso a Igreja Católica autorizou a quebrar os lugares de matriz africana e matar negres, fui até lá para entender essa história e a do quilombo Palmares. […] Esse foi o primeiro território livre do Brasil, onde eles se uniram para combater os bandeirantes. Quando fui entender esse sistema pensei: estou precisando fazer uma série gigante sobre esse descolonizar cor e corpos. Porque o título ali é descolonizar cor e corpos, tem uma jogada de palavra dentro do título que é uma coisa que eu faço muito. E depois fui para residência no Armazém [Coletivo Elza, Sambaqui, em Florianópolis] e o que fui fazer na residência? Entre N coisas que eu fiz, uma série eu fiz com cobertor de moradores de rua e com a faixa escrito “DEsCOLONIZAR” em vermelho (as letras do título estão maiúsculas e o “s” em minúsculo). Depois vem essas transformações de cortar o “s” com X e ir para outros lugares. A foto-performance foi no Sambaqui, onde Dom Pedro chegaria, em uma rua em Santo Antônio de Lisboa, a primeira rua calçada de Santa Catarina, e quem calçou essa rua foram os corpos escravizados, e a primeira etapa é questionar isso. Depois vou para Porto Alegre na Praça dos Enforcados que foi renomeada como Praça da Harmonia, e não se conta a história de 16 negros que foram enforcados nesse lugar. Depois vou para o Parque das Redenções que tem a ver com a guerra Farroupilha onde eu estou com uma lança na mão fazendo uma alusão aos lanceiros que eram os escravizados e foram para a guerra lutar acreditando que ganhariam a liberdade se voltassem, essa foi a promessa feita a eles. Lutaram descalços, porque os negros não usavam sapatos, escravizados não podiam usar sapatos. Eu fiz uma lança que é uma lança de cana de açúcar.

Figura 12: Sérgio Adriano H | Série <em>desCOLONIZAR CORpos</em> – Redenção RS | 2022 | Fotoperformance | 80 x 120 cm
Figura 12: Sérgio Adriano H | Série desCOLONIZAR CORpos – Redenção RS | 2022 | Fotoperformance | 80 x 120 cm
Figura 13: Sérgio Adriano H | <em>Série– CORpo –MANIFESTO</em> | 2023 | Palácio Cruz e Sousa, SC - Fotoperformance | 90 x 60 cm | Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 13: Sérgio Adriano H | Série– CORpo –MANIFESTO | 2023 | Palácio Cruz e Sousa, SC – Fotoperformance | 90 x 60 cm | Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.

Então quando vou para o palácio Cruz e Souza, coloco meu corpo na escadaria de mármore branco. Quando estou só com um cobertor em um Sambaqui e tem uma foto do entorno com duas canas em forma de arco, como um portal. Então quem é esse ser? Quem é essa pessoa nesse lugar? Quem é esse que está chegando? O comportamento, a postura, a indumentária como um cobertor fazem essa alusão. Essa é uma série na qual estou trabalhando muito, e pretendo levar para o Rio de Janeiro e Curitiba, onde tem a Igreja do Rosário. Estou construindo esse pensamento do país, conectando informações sobre o Palmares e a chegada no Rio de Janeiro evidenciando o sul do país, onde os resquícios coloniais são mais presentes.

Figura 14: Sérgio Adriano H | Série <em>CORpo –MANIFESTO</em> - Desterro | 2022 | Fotoperformance | 150 x 100 cm | Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.
Figura 14: Sérgio Adriano H | Série CORpo –MANIFESTO – Desterro | 2022 | Fotoperformance | 150 x 100 cm | Fonte: imagem do arquivo pessoal do artista.

* Dalva França de Assis é mestranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV-CEART), com graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Professora de arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tem experiência na área de Artes, com ênfase em pintura e Graffiti. Colaboradora da Casa de Apoio à Mulher Helenira Preta na cidade de Mauá.

* Silvana Barbosa Macêdo é PhD Fine Arts (2003) e MA Fine Arts (1999) pela Northumbria University, Newcastle, UK. Fez pós-doutorado pela UCS/CNPq e é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, com experiência na área de Artes, com ênfase em pintura e multimeios, investigando principalmente ambientalismo e feminismos.

 

Referências

BOPPRÉ, F. et al. Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina – Volume 2. Florianópolis: Tempo Editorial, 2014.

ADRIANO, Entrevista ainda não publicada, concedida a Dalva França de Assis e Silvana Barbosa Macêdo, em 17 de abril de 2023.

Adriano, Sérgio. Exposição Índice. 2019. Disponível em: <https://vimeo.com/669650626> acesso em 10/05/2023.